terça-feira, 11 de março de 2008

PEQUENAS MUDANÇAS... A SOLUÇÃO?




Eu acredito que toda mudança parte do menor para o maior e só assim funciona, quando partimos do macro para o micro, esmagamos e machucamos. é como jogar uma pedra numa formiga. já o contrario, é indolor e vai surtindo efeito, aquela velha sabedoria popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"... “a união faz a força".... Começo por mim, minha família, minha rua, meu bairro... E por ai vai..
É que as pequenas mudanças, não são no rumo da reformulação, existe uma enorme pedra que nos esmaga e direciona as nossa mudanças... Veja a última pedra é a questão ambiental, em nome deste ambiente a ser salvo, as elites, que sempre fizeram e desfizeram do meio ambiente, diante da impossibilidade de esmagamento direto, lança mão de pedras menores, disfarçadas de atitudes individuais, mas que na realidade tem como objetivo uma mudança de cima para baixo. O que você vê hoje na mídia é um bombardeio sobre aquecimento global, etc. e tal... Mas sabe por quê? Algumas décadas atrás era o petróleo... Mais recentemente a questão da AIDS... E assim por diante... A massa é manipulada para direcionar suas mudanças, que são realmente as que conseguem desviar o rumo de uma nação, de acordo com o desejo da elite que a domina... Veja o Green Peace, era a maior entidade em defesa do meio ambiente... O aquecimento global atou as mãos do Green Peace, as elites dominantes, pegaram o discurso do GP e fizeram seus, com as suas devidas modificações. De forma maquiavélica, anularam toda a força do Green Peace, afinal eles falam a mesma língua...percebeu? Se o Green Peace vier a desmascarar essa manipulação de seu discurso, perderá toda credibilidade... É exatamente por isso a minha desesperada luta para que a filosofia e o conhecimento sejam menos prolixo e chegue a todos, pois se todos tiverem a visão esclarecida não serão mais essa massa manobrada nas mãos das elites... Essa mudança pode ser feita de cima para baixo, já que não depende de uma Elite Dominante (Estado), apenas da elite pensante, que sabe e pode se desviar desse poder do Estado. Vejamos, se mudarmos a forma de falar e os meios de divulgar o conhecimento...
Quem lê nesse país?...A TV Digital já chegou todas a elite dominante já está preparada e pronta para inundar com canais e canais a seu bel prazer, precisamos acabar com essa idéia de que filosofia deva ser para poucos. Que temos que nos empanturrar de livros... Precisamos agilizar a divulgação desse conhecimento, de forma que seja acessível à massa... Numa linguagem popular, não menosprezemos a capacidade de absorção da massa, mesmo porque você vê como ela absorve rapidamente o "conteúdo" das elites, porque não iria absorver o conhecimento? Promover conhecimento de forma atrativa... Um computador bem equipado pode conscientizar mil vezes mais que dez estantes abarrotadas de livros... Vivemos uma era digital, a informação caminha a velocidade do megahertz, a imagem fala mais que livros... Não adianta querer retroceder, ou adaptamos o conhecimento a nova comunicação ou nos tornaremos macacos de auditório... Robozinhos programados para dizer sim, sim , sim... É exatamente isso o que acontece, a massa adormece através da facilidade do compre feito, até a sua personalidade lhe é oferecida sem esforço experimental de sua vivência, você é vendido empacotado e embrulhado, pronto para agir (conforme programado)... Precisamos adaptar o conhecimento a essa nova era da comunicação. Se eu mostro um filme com conteúdo filosófico... E depois faço uma discussão sobre esse filme e insiro no universo de cada um a idéia do pensar, situo no filme a relação com cada um, isso é conhecimento.
A massa não tem preguiça de pensar, essa idéia é exatamente o que a elite dominante, procura propagar, bestializando a sua programação midiática e o conteúdo educacional da escola... Isso sim é que inibe a vontade inerente ao homem de buscar conhecimento e pensar... A facilidade do self service que é imposta, até na educação, pois mesmo sem aprender, você tem o "Prato feito" garantido da aprovação... A fome se presta ao que lhe for servido, se não tem caviar, come-se feijão... Assim é a fome de conhecimento do povo, se não tem filosofia, come-se Big brothers... Creio que o grande problema da não expansão do saber e da massificação do povo é preconceito intelectual, contra essa massa... Todo ser inteligente e pensante vê a massa como burra e incapaz de pensar, com isso cada vez mais se afasta dela, quando deveria ocorrer um fluxo contrário, a elite pensante ir ao encontro da massa e assim quebrar esse pré-conceito absurdo, afinal tudo que um ser comum é, um filósofo é igual, apenas o ser comum foi privado do conhecimento que este outro teve... A razão sempre é suficiente... A força nunca funcionou adequadamente, ela dá certo num primeiro momento, depois a razão mina essa estabilidade... É assim que caem os regimes de força, a razão sobrepõe-se a força... Toda a história nos prova que sempre a cada queda de um império uma pequena mudança de comportamento no sentido da liberdade foi dada... Foram abolidas práticas de escravidão, apenas para exemplificar, claro que existem formas de escravidão, mas não a física, sempre há uma abertura, um passo ao encontro da liberdade.

Um comentário:

YEDRA disse...

Passando para conferir suas sempre contundentes palavras... Adoro vir aqui e me revigorar de idealismo sensato...me sinto em casa. Um abraço.