terça-feira, 15 de setembro de 2009

PANIS ET CIRCENSES





















Sobre o Orkut
.

Não existe sentido em comunidades de sites de relacionamento... Iludimo-nos em pensar que discutimos com alguém, que nossas idéias e conceitos, encontram outras idéias e conceitos e, que neste ambiente, podemos trocar conhecimentos... Tolice! Isso aqui não passa de um grande picadeiro, um circo gigantesco, onde pessoas representam seus papeis.

Uns são palhaços, outros domadores, outros são domados..Pura ilusão! Toda a palavra dita (escrita) se perde no vazio deste palco imenso, onde as pessoas por trás dos teclados e das telas fantasiam uma situação ideal! Onde todos os problemas são apenas simulações, onde todas as soluções são criações baseadas apenas nas simulações...Meros experimentos, exercícios de imaginação, onde a única realidade é a mentira!

Nada existe! Essas são meras manifestações dissociadas de realidade, de existência, de Filosofia... Isto é uma farsa, um grande boteco onde vomitamos os nossos devaneios, desprovidos de qualquer sentido lógico!

Este "vazio superlotado" é a arena onde nos são jogados o pão dormido, embolorado, esse alimento pobre em nutrientes, que apenas ocupa os espaços e nos dá a ilusão de satisfação... Somos a diversão dos que observam, sentados em seus camarins de luxo, ou nas arquibancadas, enquanto matamos as idéias e os ideais em combates verbais.
Uma legião de tolos, que acredita que sabe algo, ou que aprende algo. Não percebe a sua única utilidade:

Divertir a quem de fato detém o verdadeiro conhecimento, o dono do grande circo, a mão que dita o destino dos que se digladiam em idéias agonizantes de um saber inexistente! O senhor da padaria!

Ninguém aqui investiga a realidade, apenas vomita seus conceitos pré-fabricados, mastigados, amassados e transformados em pão, que dormiu na prateleira da confeitaria e agora é oferecido aos pobres de espírito...

Apenas o pão e a diversão são oferecidos de maneira mais elaborada, para atrair os atores (palhaços) mais "inteligentes"!

Emoção e razão precisam andar lado a lado, porém sem interferência ou simbiose. Eu não busco a mera emoção, eu busco também a compreensão!
Eu falo do circo virtual em que nos encontramos...veja que a parcela mais pobre da realidade ainda é mais rica do que o pão desse padeiro!

Não existe alcance crítico, já que os membros dessa sociedade são atores protagonistas de um espetáculo..inclusive eu e minha crítica... Tudo é diversão... "Faz parte".
É por isso que adoro o circo, os palhaços, as cores, os rostos pintados, os narizes vermelhos, os cavalos amestrados...

Que festa!!!!

Manoel Nogueira
Fortaleza, 16/02/2009

Nenhum comentário: