quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SOCIEDADES SECRETAS




O ser humano sempre busca se fechar em grupos seletos. Desde criança ele busca isolar-se na menor célula possível de convivência e na maior afinidade possível entre os componentes. São os “clubes do bolinha”, as irmandades.
Essa tendência ao corporativismo parece ser inerente a civilização a que se submeteu  o ser humano. Fechamo-nos em uma bolha social e excluímos dela todas as diferenças de comportamento. Com isso geramos o preconceito, a exclusão. Apesar de convivermos num ambiente diversificado, plural, na realidade apenas suportamos essa convivência em nome da sobrevivência e a certeza que temos a nossa “bolha” nos esperando. Nela geralmente soltamos os nossos cachorros e monstros do preconceito e da intolerância. Ali nos manifestamos em toda nossa plenitude humana. Estamos entre iguais, comungamos das mesmas opiniões e das mesmas visões sobre o mundo e os “outros”.
Geralmente quando ouvimos falar de seitas, sociedades secretas, grupos terroristas tais como, Klu Klus Klan, Skin Heads e outras mais... Indignamo-nos, revoltamo-nos com as atitudes destas sociedades, desses grupos.
No entanto, eu vos pergunto: Quantos de nós não temos as nossas “sociedades secretas”? Quantos de nós praticamos a tolerância e estão livres dos preconceitos? Quem, dentro do seu grupinho, já não isolou, descriminou e desejou eliminar do seu convívio pessoas que se comportam diferente?
Até onde grupos terroristas diferem, em pensamento e ideologia, das nossas minúsculas sociedades secretas? O terrorista do Hamas é diferente do membro dos Rosa cruz? O Integrante da Ku Klux Kan é diferente do integrante da Pastoral do Menor?
No meu modo de ver, eles diferem apenas em ações. Mas, os princípios de ambos, a motivação, são os mesmos. Ambos estão absolutamente convictos de que fazem um “bem”.
Fazem mesmo?
Afinal qual a organização mais honesta, a que mata ou a que deixa morrer?
A que se utiliza do medo para atingir a "harmonia", ou a que se utiliza da bondade para harmonizar o medo?

Nenhum comentário: