sábado, 20 de março de 2010

O Absurdo em Sartre à luz da Náusea.



No primeiro trabalho de Albert Camus, O Mito de Sísifo, Camus faz referência direta a Náusea, romance de Jean-Paul Sartre e da experiência do absurdo, quando afirma: "Esse desconforto diante da inumanidade do próprio homem, este tombo incalculável diante da imagem de que somos, essa" náusea”, como um escritor de hoje chama-o, é também o absurdo."
Sartre e Camus queriam colocar a pessoa como sujeito para o centro da discussão filosófica, o que significa dizer que ambos procuraram compreender e interpretar o comportamento humano e a experiência.  Neste contexto de afirmação, os homens fazem tanto referência à experiência da náusea insistente, como a uma consciência do absurdo da existência: “Nós existimos no mundo, estamos presentes para os outros, e náusea é um acesso a nossa existência.”
 Tentaremos aqui explorar o uso de Sartre do absurdo, primeiro em sua filosofia e, em seguida, em sua ficção, especificamente o seu romance A náusea. Sartre diz que a característica definidora de um existencialismo que todos os existencialistas concordariam é a idéia de que "a existência precede a essência." No ensaio de Sartre "O Humanismo é um  existencialismo", afirma a sua posição filosófica sobre o existencialismo:
“O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes que ele possa ser definido por qualquer conceito, e que o ser é o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Significa em primeiro lugar, o homem existe, aparece, aparece em cena, e, só depois, se define. Se o homem, como o concebe o existencialista, é indefinível, é porque primeiramente ele não é nada. Só depois ele vai ser alguma coisa, e ele próprio terá feito o que ele vai ser.” (Sartre, o Existencialismo é um humanismo)     

A questão do ser, para Sartre, é estudada a partir de um ponto de vista subjetivo, e não há uma passagem em relação ao primado do conhecimento para o primado da existência. Sartre queria uma mudança da epistemologia para a ontologia. O Existencialismo de  Sartre busca a ontologia das estruturas do ser e descreve o "o quê" e o "como" (e não o "porquê") da realidade humana como ela se manifesta no mundo.
 Além disso, Sartre criticava a filosofia tradicional, ele rejeitou a separação kantiana entre númeno e fenômeno, que designava o nosso mundo como a aparência de uma realidade e que o mundo mesmo, em si, nos era inacessível. Segundo Kant, o mundo noumenal ou “coisas em si”  está além do nosso alcance, porque o mundo fenomenal é o único mundo que podemos saber. Sartre foi de encontro a este e aprovou os termos de Hegel, de “ser-em-si” e “ser-para-si”  para definir e distinguir entidades inconscientes de entidades conscientes. Sartre descreveu os objetos inanimados como  em-si, tais objetos não se questionam.
Porém podemos determinar a essência de um objeto em si, mas o seu ser é transcendental; vai além da sua essência. Mas também  não é ser-para-si, que é o que Sartre chama de consciência individual. Desde que a consciência é para-si (não tem a auto-identidade do em-si), é descrita por Sartre como uma falta, um vazio, ou uma capacidade de encontrar o seu próprio "nada" de ser.
 O “para-si” contrasta com o “em-si”,  que simplesmente "é" , pois o “para-si” está sempre em constante processo de transformação. Tudo da ontologia de Sartre, portanto, gira em torno da “em-si “ e  “para-si”. Para  Sartre estas duas propriedades antitéticas indicam que o “ser em si” é revelado ao “para-si” através da experiência da náusea e do absurdo. Além disso, o “em-si” é transcendental porque vai além do nosso conhecimento das coisas, através da apreensão emocional.
Também Camus partilha deste ponto de vista da divisão entre nós e os objetos e também se relaciona com esta experiência para o absurdo, quando diz no  O Mito de Sísifo:
“Um passo mais baixo e entramos na estranheza sem sentir: percebemos que o mundo é "denso", percebendo o quanto uma pedra é estranha e irredutível a nós, Só uma coisa a natureza ou intensidade de uma paisagem não pode nos negar: que a densidade e que a estranheza do mundo é o absurdo.”( Camus,O Mito de Sísifo 14)          

Ser apenas "é", não há razão para isso, que é o sentido do absurdo, aliás, isso se relaciona com a sensação de náusea e de duas outras propriedades antitéticas que caracterizam os seres humanos no mundo: facticidade e transcendência. Nossa existência nos é dada através do cogito pré-reflexivo. Ele vai além do que podemos saber, mas podemos ter a percepção consciente de que: "Assim como a minha liberdade é apreendida em angústia, de modo que o para-si é consciente de sua facticidade.” Ele tem a sensação de completar a sua gratuidade, mas apreende-se como sendo aí para nada.
No capítulo sobre "O Corpo", em O ser e o Nada, Sartre nos coloca:
         O que para o outro é o seu “eu” torna-se para mim a carne do outro... A carne é a pura contingência de presença.  É normalmente escondida por roupas, maquiagem, o corte do cabelo ou a barba, a expressão, etc.  Mas no decurso da longa convivência com uma pessoa sempre chega um momento em que todos esses disfarces são jogados fora é quando nos encontramos na presença pura da contingência de sua presença. Nesse caso, conseguimos na face ou outras partes do corpo a intuição pura da carne. Esta intuição não é só conhecimento, é a apreensão afetiva de uma emergência absoluta, e esta apreensão é um tipo particular de náusea. (Sartre, O Ser e o Nada, 43-44.)   

A contingência absoluta que Sartre descreve aqui é uma outra expressão do absurdo.  Esta lacuna do nada entre uma pessoa (o para-si) e o mundo (o em-si) é parte do absurdo. Preso na contradição, é esta fresta distinta entre, nós e os objetos no mundo, e o abismo entre nós e nossos corpos, que se manifesta na experiência do absurdo. É essas duas experiências do absurdo que trazem Sartre e Camus juntos, mas a questão do método agora surge. Em  O que é literatura? Afirma Sartre:
“O escritor engajado sabe que as palavras são de ação. Ele sabe que revelar é mudar e que se pode revelar apenas pelo desejo, pela vontade de mudar. Ele abandonou o sonho impossível de dar uma visão imparcial da sociedade e da condição humana. [...]  e, pode-se concluir que o escritor escolheu para revelar o mundo e especialmente para revelar o homem por outros homens, para que este possa assumir a plena responsabilidade perante o objeto que tenha sido assim desnudado.”( Jean-Paul Sartre, O que é Literatura, PP 23-24.)         
Diante disto, indagamos: que métodos Sartre usa para revelar uma pessoa e o mundo? Seguramente para fazer isso que diz, sendo ele um dos melhores representantes dos existencialistas, ele experimentou diferentes métodos literários para encontrar o que melhor expressa isso.
Apesar de ensaios filosóficos e teatro terem feito parte do seu repertório, foi o seu trabalho de ficção que convincentemente demonstrou sua posição filosófica em um ambiente humano e fez o seu trabalho mais atraente e acessível ao mundo: "Um dos motivos principais da criação artística é certamente a necessidade de sentir que são essenciais em relação ao mundo. "( Sartre)
O romance de Sartre fornece um objeto de definição objetivo, porque todo mundo tem a capacidade de experimentar o que ele apresenta, e subjetivo, pois cada indivíduo escolhe o que é adequado às suas necessidades.
 Ao usar o romance como uma forma de arte, Sartre estava reagindo contra a crença filosófica tradicional que qualquer ênfase na experiência individual e criativa era para os artistas e não para filósofos. Contra esta postura tornar-se a figura do mediador, Sartre documentou isso através da ficção, a fim de não perder o contato com a experiência humana.
 A idéia mais profunda sobre essa literatura é o que ele chamou de "literatura da práxis" práxis significa ação.  Face ao exposto, A Náusea  pode ser estudada do ponto de vista do absurdo uma vez que ele incide sobre essa experiência nesse trabalho.
Camus diz em relação aos romancistas e do absurdo:
O essencial é que os romancistas devem triunfar no concreto e que esta constitui a sua nobreza. Este triunfo inteiramente carnal foi preparado para eles, um pensamento em que os poderes abstratos foram humilhados. Quando eles são completamente assim, ao mesmo tempo, a carne torna a criação resplandecer em todo o seu esplendor absurdo.(Camus, MS)

Dos romances de Sartre, A Náusea é aquele que é aclamado pela crítica como o seu melhor, em parte porque sublinha o absurdo de contingência. o livro pretende ser um diário íntimo mantido por um certo Antoine Roquentin, ele é um viajante do mundo, leva uma vida itinerante, e se estabelece em Bouville (Mudtown) a fim de escrever sobre o Marquês de Rollebon, uma figura histórica que foi destaque na história da França. O tema principal do romance, como o título indica, é que Roquentin constantemente vem sentindo náuseas quando ele pega ou percebe objetos do mundo:
“Lembro-me melhor o que senti no outro dia na praia, quando eu segurava a pedra. Era uma espécie de enjoo adocicado. Como era desagradável! Veio da pedra, eu tenho certeza, ele passou da pedra para a minha mão. Sim, é isso, é exatamente isso, uma espécie de náusea nas mãos.” (Sarte, A Náusea, 10-11)       

Para curar sua náusea, Roquentin mergulha no passado e tenta ter aventuras lendo livros e escrevendo uma biografia histórica, e isso parece dar-lhe uma trégua parcial de sua náusea. A contingência ontológica de Roquentin é ser-no-mundo pode ser alcançada em camadas sucessivas e como cada camada o arrasta para trás, o absurdo torna-se cada vez mais evidente. A primeira camada é o choque entre a consciência e opacidade  dos objetos conhecidos no mundo.  No seu  diário de Roquentin, descreve essa camada opaca  como sendo a fissura entre si e os objetos, entre o conhecimento e a realidade. Recorrendo a memória e análise de seu passado, Roquentin tenta  documentar o que está acontecendo com ele:
         Mantenho um diário não deixar que nenhuma nuance  ou pequenos acontecimentos possam escapar, embora possam parecer insignificantes. E acima de tudo, classificá-los. Eu devo dizer como vejo esta mesa, esta rua, o povo, o meu maço de cigarros, uma vez que essas são as coisas que mudaram. Devo determinar a extensão exata e natureza dessa mudança. (Sartre, N,1)        

Certamente não são os objetos que se alteraram, mas sim a percepção de Roquentin deles Nesta camada exterior do absurdo, o simples fato de classificar as coisas indica que a sua classificação dá conta apenas de certas características que distinguem um  objeto de outros. Mas, há uma cisão entre os rótulos, descrições e explicações, por um lado, e a existência bruta das coisas sobre os outros.
Logo no início da história, torna-se evidente que a náusea que ele experimenta vem da revelação da existência pura das coisas:
“Sua camisa de algodão azul sobressai alegremente contra uma parede cor de chocolate. Isso também traz a náusea. A náusea não está dentro de mim: eu a sinto lá fora, na parede, em todos os lugares ao redor de mim.” (Sartre, N, 19)

Como já dito antes a existência em si não pode ser totalmente explicada pelo para-si e aqui, vemos a frustração Roquentin nessa tentativa de compreender o que é "absurdo", sem qualquer significado. Ele sabe que os objetos existem, mas não faz sentido perguntar o que é ou o que eles querem dizer.
No desenrolar da história, há vários casos em que Roquentin vê objetos familiares de maneira diferente, e ele se lança na tentativa de manter a existência.
Sartre está tentando intensificar o abismo entre a palavra  e o objeto. A percepção humana no seu confronto com o absurdo  da existência bruta, despojada de sentido humano, revela que o mundo é indiferente aos nossos rótulos e tem uma densidade e existência própria. O em-si simplesmente é.
Na experiência da náusea, os objetos perdem as suas etiquetas. Os rótulos  já não se prendem a seus objetos. Divorciados um do outro, tanto a palavra como o objeto são examinados em uma espessura e estranheza peculiar. A experiência da náusea é uma experiência do absurdo, uma percepção de que os rótulos, descrições, e coisas do gênero são construções humanas e não têm nada a ver com a existência, mas apenas servem aos nossos propósitos práticos. Roquentin começa a entender que o passado, que ele tentou recuperar através de sua leitura, cegou-o para a falta de significado ou propósito em sua vida. Diante dessa falta de sentido, ele busca esse sentido através  de M. de Rollebon:
 “...M. de Rollebon era meu parceiro, ele precisava de mim para existir e eu precisava dele para não sentir a minha existência. [...].Eu era apenas um meio de fazê-lo viver, ele era a minha razão de viver, ele livrou-me de mim mesmo. O que devo fazer agora? (Sartre, N,98) 

Agora a existência de Roquentin pode ser entendida a partir da próxima camada do absurdo: o abismo entre a intenção do nosso presente eo passado e as nossas possibilidades de futuro. Somos seres no mundo e fazemos as nossas próprias regras, mas só podemos realizar-nos por que encontramos os nossos valores fora de nós mesmos. Ou seja, nós fazemos nossas escolhas por nós mesmos, e esta é nossa responsabilidade; também somos responsáveis por nossas ações no futuro, porque os nossos valores vêm de nossos projetos futuros, que são as projeções atuais. Somos a soma das escolhas que fizemos na vida, por isso, nos impressiona esse estar fora de nós mesmos. Posteriormente, parece que somos nós mesmos o passado e o futuro, e esta é a nossa responsabilidade, no entanto, não são idênticos os nossos egos passados e futuros. No processo temporal, estamos sempre a ser quem somos, portanto, estamos condenados à liberdade. "Temos de lidar com a realidade humana como um ser que é o que não é e que não é o que é." [Sartre, N,13]
Se tentarmos esquecer nossas contingência,nossa gratuidade ou a nossa falta de necessidade, estamos em má-fé, uma finalidade no mínimo, subversiva. Ela pode assumir a forma de uma fuga, que deve terminar em fracasso.
Uma vez que Roquentin descobre que ele é a náusea, em seguida, ele entende que não há aventuras reais desde que os dois são opostos e ainda porque a náusea não é algo que ele pode se afastar, e, inversamente, as aventuras não são algo que ele pode sair e encontrar. Roquentin é livre, ontologicamente contingente e qualquer tentativa de escapar de sua contingência presente termina em fracasso. Camus também explica essa liberdade absurda com estas palavras: "Esse inferno do presente é o seu Reino no passado."(Camus, MS,15)
Roquentin tem usado seu relacionamento passado com Anny e sua leitura histórica como uma fuga do mundo e do absurdo, ao invés de confrontá-lo: "Você não precisa colocar o seu passado no seu bolso, você tem que ter uma casa. Tenho apenas o meu corpo: um homem inteiramente sozinho, com o seu corpo só, não pode entrar em memórias, elas passam por ele.. Eu não devo queixar-me: tudo o que eu queria era ser livre "(Satre,N,65). Finalmente, a náusea que ele experimenta o traz de volta à realidade e ele começa a perceber a sua contingência. Contingência, neste caso significa absurdo. Esta idéia de reconhecer o absurdo, levando ao conhecimento da contingência, é a camada final que deve ser descascado para revelar a camada interna: o corte absurdo entre facticidade e transcendência.

No final do romance na cena do parque, a náusea que continuamente sente lhe permite compreender a sua existência: ele é a náusea. Náusea é a sensação física que diz a sua consciência que ele é o seu corpo e, portanto, Roquentin tem a revelação no parque que a vida é essencialmente absurda, e ela é desnecessário a menos que ele obtenha  o controle de sua vida e mova-se para frente. Isso significa que o mundo oferece nenhum significado maior, e ele deve criar o seu próprio. Coincidentemente, ele conclui que ele vai sair da Bouville e escrever um romance. Este é realmente um método Sartre utiliza para transmitir suas idéias sobre a nossa contingência brutal (falta de necessidade) e nossa paixão ardente pela vida em relação aos dois antitéticas propriedades humano: facticidade (nosso ser-no-mundo, que inclui os nossos corpos, no nascimento , classe, educação e passado) e transcendência (nossa projeção de nós mesmos para o futuro), que também nos dá significado e valores. A nossa paixão pela vida consiste em transcender a nossa facticidade em direção às metas que temos escolhido pessoalmente, nossa essência é o nosso passado e nós somos o que nós fizemos a nós mesmos.
À luz dessas observações conclui-se que a chave para a náusea, é a epifânia de Roquentin  no parque. Ele tem uma visão, excitante e perturbadora, que o persegue: a existência revela-se. A raiz da árvore é o colar "das coisas" ou é "misturado à existência", então tudo o que ele observa derrete no mundo  os objetos tornam-se um líquidos. Da mesma forma que Roquentin sente que a sua própria existência como nauseabunda e inevitável, ele também faz uma descoberta semelhante sobre os objetos: eles estão lá simplesmente "no caminho", como ele, sem razão de ser. Logo a seguir Roquentin ouve uma fonte borbulhante e pensa consigo mesmo que todas as coisas deixam de deriva para a existência como "aquelas relaxadas mulheres que caem na gargalhada e dizem: 'É bom para rir’” (Sartre,n,128). Roquentin começa a entender a distinção entre facticidade e transcendência e descobre que não há meio termo entre a não-existência e existência: Se existir, você tem de existir completamente, mas "a existência é uma deformação”.
Finalmente, Roquentin compreende a sua existência porque é absurda: "Eu entendi que eu tinha encontrado a chave da Existência, a chave da minha Náusea, a minha própria vida.” (Sartre). Nesse momento se dá compreensão da absurdidade e da gratuidade da existência.


Referências:

SARTRE, Jean-Paul. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CAMUS, Albert, O mito de Sísifo, trad. de Ari Roitman e Paulina Watch- 6ª Ed. – Rio de janeiro – Record, 2008
SARTRE, JEAN-PAUL  O que é Literatura, 3ª Edição – S. Paulo - Ática,1999
SARTRE, JEAN-PAUL, O Existencialismo é um Humanismo. Trad. Vergílio Ferreira. Rio de Janeiro - Bertrand Editora. 2004
SARTRE, JEAN-PAUL, O Ser e  O Nada - 13ª Edição – Petrópolis - VOZES, 2005

8 comentários:

Anônimo disse...

J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
demande rachat credit et Rachat de credit argsol

Anônimo disse...

Excelente post! Agrega as ideias de Sartre e explica muito bem a do outro autor, com citações essenciais para a compreensão das obras e do arcabouço filosófico.
Agradeço pela orientação!

Anônimo disse...

It ԁefinitely іs our ρlеasure
to be capable tο share so а great deаl
reѕearch on v2 cigs couрon information.

my weblog; http://www.prnewswire.com/news-releases/v2-cigs-coupon-codes-released-at-theecigexpertscom-183592391.html

Anônimo disse...

Apprеciation to my father ωhо ѕhared with me
conсerning this webpage, thіs weblog is in fact remarkable.


Mу blog: http://privateinvesigations.blogspot.com/2012/10/death-to-Jews-spray-painted-on-Brussels.html

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

WΟW јuѕt what I was seaгching foг.
Cаme here by sеarсhing fοг rіcky

Mу ωebѕite - Windows Update Error 80072ee2

Anônimo disse...

Grеetings frоm Carolіnа!
Ι'm bored at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break. I really like the info you present here and can't waіt to taκe a lоok
whеn I get home. I'm shocked at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not even uѕing WIFI, јust 3G .

. Anуwаys, аmazing site!

My pagе tiszta só

Anônimo disse...

Excellent blog here! Also уour websіte loads up
vеry fast! What hoѕt aгe you uѕing?
Can I get your affilіate link to your host? I wish my web
site loaԁed up aѕ quiсκly as yours lol

Mу web pаge; tiszta só