segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MEU OLHAR AZUL




Azul..meu olhar sempre foi azul...
Não conheço outra cor de me olhar... Nem de olhar!
A primeira paisagem que meus olhos lembram
É de dois lagos de um azul sem fim,
Que me olhavam sob duas lentes claras..
Eram os olhos azuis que me velavam...
Depois era um céu azul, mais claro e menos belo..
Mas, ainda azul, que me cobria de liberdade e tempo...
Depois eu conheci outras cores, e também o azul do mar.
Velas brancas sob o céu azul e sobre o azul do mar...
E o vermelho que me fazia chorar...
Mas, que me brindava com o sorriso branco
Sob o azul dos lagos de me embalar...
E veio o mar, e veio a vontade de navegar...
E era azul o mar e a vontade...
Foi aí que eu conheci o triste azul da despedida...
O azul molhado..brilhante...e fiquei parado..
Me vendo numa distorcida imagem azulada..
Que viajou em duas gotas simétricas,
Do presente ao futuro...e instalou-se no passado....
E nunca mais eu vi aqueles lagos azuis, sem fundo...
Eles moram no ontem...
Eu conheci várias cores e olhares de cores várias,
Amei o verde e o carmim, o rosa e o marrom....
Me vesti de negro nos teus olhos...
E hoje meus olhos se colorem de lembranças,
Porém só sei olhar azul, só sei ver azul...

Manoel Nogueira
Fortaleza, 1985.

Um comentário:

Eclipse Mental disse...

também só sei olhar em azul...