sábado, 9 de novembro de 2013

EM QUE CREEM OS ATEUS?



Acho uma tolice discutir crença em ateus. Todos nós, seres humanos acreditamos em algumas coisas que não são totalmente explicáveis. No entanto, o que não acreditamos é em nenhum ser capaz de pensar e criar o mundo. Não porque não haja uma possibilidade ou várias de que exista algo, ou até mesmo um ser qualquer que tenha dado origem a tudo. O problema é que a grande maioria acredita em um ser que nos criou para seu deleite pessoal e que somos seus bonequinhos determinados. Tal concepção é absurda e incompreensível para um ateu. E posso aqui citar vários motivos puramente metafísicos:

1 - Nunca, em lugar nenhum do mundo, conseguiu-se, sequer compatibilizar dois depoimentos sobre uma mesma qualquer visão, revelação ou epifania. Todos os contatos divinos são solitários e em completa impossibilidade de compartilhamento com outros.

2 - Qual seriam os motivos que levariam um ser perfeito, onipotente, onisciente e bondoso a criar seres tão imperfeitos, e mais, tão suscetíveis à maldade, a falsidade, a mentira? E, se mesmo assim os criou, porque permitir tanta carnificina, guerras, mortes absurdas e sem sentido? Enfim, porque liberdade a esse ser determinado e, como esse ser pode ser determinando se ele tem a livre escolha de suas ações?

3 - Eu não acredito em deuses que possam pensar nos seres humanos, que se importe com eles e que lhes tenham dado qualquer determinação. E creio que nenhum crente, seja ele de que religião seja que possua um deus antropomorfizado, que possa sinceramente discordar e provar que tal crença não seja puramente um salto no vazio, sem nenhum suporte lógico, racional ou mesmo instintivo.

 4 - Evidente que não podemos, de maneira alguma provar a inexistência de deus( ou deuses), não há como fazer isso, pois não há provas de sua existência, seria ilógico e irracional tentar provar o que não existe, a não ser como crença de outro, subjetivamente. Não há até o presente momento nada que sustente racionalmente, logicamente e materialmente qualquer existência de um deus. Qualquer afirmação de existência de um é mera aceitação de um desejo de sentido para si mesmo.

5 - Da mesma forma que não há nada que sustente a tese de que o universo veio do nada, que tudo foi obra de um acaso e que somos indeterminados. Assim sendo, a única coisa que me leva a decidir-me por aceitar, por enquanto, esta tese, é simplesmente por que, para o meu raciocínio, não faz nenhum sentido a existência de um criador supremo e bondoso que cria tal condição humana. Só por isso sou ateu.


Manoel N Silva

Nenhum comentário: