quinta-feira, 7 de novembro de 2013

REPOSTA A UMA CRÍTICA FEITA NA INTERNET AO PROCESSO DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA E SUA MANIPULAÇÃO PELO GOVERNO PARA SE MANTER NO PODER.



        A grande maioria do povo brasileiro não é esse mar de alienação que pressupõem os intelectuais. Evidente que existe uma enorme dose de alienação e manipulação por parte dos detentores do poder, porém, não é isso que está segurando o PT no poder, muito pelo contrário, é a falta de opções que perpetua o poder. Ou seja, não aparecem alternativas melhores ao que está aí colocado. O PSDB insiste em querer fazer comparações com si mesmo, esquecendo que foi esse "si mesmo" que o povo rejeitou. O PMDB, que poderia ser uma oposição forte insiste em ser o eterno coadjuvante de todos os governos... Já os demais partidos, são expressivamente frágeis para se lançar em uma oposição franca e destemida. Resta ao povo, sem nenhuma opção, sem nenhuma alternativa, ficar com o que menos lhe prejudica, ou seja, o PT.

     A minha preocupação não é com a urna e sim com essas pessoas supostamente competentes e honestas, isentas de alienação e altamente politizadas, que lançam críticas fundamentadas em falácias escandalosas... Essas sim são perigosamente manipuláveis!! 

        O processo eleitoral no Brasil, não é muito diferente de outros países democráticos. A diferença está no processo que é totalmente digital. Mas, seja a urna eletrônica ou o voto manual, se houver pessoas desonestas no interior do processo, haverá sempre o risco de fraude. Diante dessa possibilidade, opto pela urna eletrônica. Ela é mais eficiente na contagem e apuração, reduzindo sensivelmente o tempo de apuração e englobando um número infinitamente inferior de pessoas que fazem parte do processo apurador, consequentemente diminuindo a possibilidade de fraude e aumentando a capacidade de efetiva fiscalização.

    A lógica apresentada para criticar a urna eletrônica é contraditória e revela a pura retorica dos discursos. Já a solução apresentada para evitar fraudes beira as raias do ridículo, visto que se baseia em eliminar o voto e em seu lugar organizar concursos públicos para cargos públicos hoje eletivos. Como, pois, se não confiam nos processos eletivos que usam um sistema moderno e comprovadamente eficaz, como podem colocar suas esperanças em um concurso publico que será organizado e processado pelos mesmos mecanismos do poder vigente e os quais elaboram o mesmo processo eleitoral?

      Outrossim, instigam e conclamam as pessoas a se engajarem, via internet, redes sociais nesse projeto ( concurso publico para cargos eletivos)... Novamente aparece a contradição: a internet é um processo digital com as mesmas possibilidades e sujeito as mesmas manipulações das urnas que captam os votos pelo país...

      E, por fim, a mais falaciosa das falácias, de proporções abissais: Impressão de voto!!! 

Não sei como é que essas pessoas elaboram seus pensamentos e chegam a essas conclusões absurdas! Imaginem só! imprimir o voto é simplesmente eliminar o caráter secreto do voto, que é a base fundamental de uma eleição livre e democrática.

     Além do que, possibilitaria o velho e já decantado voto de cabresto, principalmente nas regiões norte e nordeste. Abriria as portas para a efetiva venda do voto, visto que, com a impressão do voto, o político comprador do voto, exigiria o "recibo" e o eleitor, tendo este impresso, poderia negociar melhor, conseguir um preço mais “justo” nesse mercado...

      Se algum de vocês compartilha dessa ideia “sensacional”, eu sugiro que você se enfileire nas colunas do PMDB e se candidate a uma cadeira nas casas legislativas, certamente você fará uma bela carreira e logo se acomodará em uma confortável cadeira em um órgão qualquer do governo, pois, talento para o discurso vazio e a promessa vã, não lhe falta.

Manoel N Silva

Nenhum comentário: