quarta-feira, 16 de abril de 2014

FORÇA NACIONAL NO CEARÁ


Sou contra porque é absurdo. Simples assim. Só na Cabeça dos "capitães nascimentos" é que o Ceará necessita de Força Nacional... Mas, Já que eles desejam tanto a Força Nacional, deixa para a Próxima greve dos policiais, ai sim realmente precisaremos!!
Claro que temos nossos problemas. No entanto, devemos debatê-los e tentar resolve-los politicamente, no amplo debate e não com ajuda e intervenção Federal. Mas, claro para isso devemos ter políticos e não militares debatendo essas questões!!!
O Cearense corre o mesmo perigo que qualquer um de nós corre. E não é por isso que vou me entregar nas mãos de militares, ou renunciar a minha liberdade em nome de uma suposta segurança. Temos problemas sim, mas os problemas não são passíveis de solução, com medidas de simples punição, são políticas de educação, emprego, urbanização, moradia, infraestrutura básica (água, esgoto e energia elétrica) saúde, transporte e segurança pública, unidas e convergindo para as raízes dos problemas sociais, que são os grandes geradores de violência urbana.
Não vai ser um espetáculo pirotécnico para eleitor apreciar, um monte de gente fardada e pomposamente chamada de Força Nacional, que arbitrariamente vai solucionar os problemas da violência seja aqui, seja em qualquer lugar do mundo.
Solução imediata é paliativo, é igual aquele remedinho que nossas avós usavam para ferimentos, um pó antisséptico que tampava superficialmente a ferida, gerando uma "casca", enquanto apodreciam internamente os tecidos, até estourar numa chaga já, muitas das vezes, sem jeito!!
Não, eu prefiro medidas de longo prazo, claro! Combinadas com remédios imediatos, que se não curam, pelo menos tratam, aliviam e ajudam no longo caminho da convalescência. Mas, não para mascarar e minar a saúde sorrateiramente, aliviando a dor imediatamente e matando posteriormente!
Acredito na via politica, na troca de ideias, na discussão, no debate político, consciência e senso crítico, no olhar a realidade como ela é, e não como querem os politiqueiros de plantão, lutar por educação, saúde, politicas claras e com mudanças em longo prazo, medidas que vão atacar a raiz das causas dos problemas e não simplesmente os efeitos.
Pena de morte, Força Nacional, Intervenção militar, porte de Armas, queda da maioridade penal, tudo isso é complicador e não solução. Essas coisas, essas bandeiras só sevem para eleger politiqueiros, oportunistas e, no fim das contas, muito mais pioram do que resolvem.
Não pensem que um montão de soldados armados na rua é a solução. Isso não é verdade, o importante é a qualidade dessa força policial, não adianta zil soldados na rua se eles não estão moralmente e psicologicamente preparados para tal, além de que, a corrupção nas forças policiais não é nada rara, muito pelo contrário... E isso não é segredo nenhum!!
E, falando sério, se eu fosse Policial Militar nunca mais votava nesses parlamentares que votaram a favor da intervenção da Guarda Nacional, pois eles não estão preocupados com os policiais realmente, se estivessem deviam confiar nesses homens e lutarem para criar condições para que eles tivessem salários dignos, formação profissional de qualidade, apoio psicológico, formação continuada, material de qualidade, instalações modernas, viaturas suficientes( e combustível) e uma policia forense equipada e eficiente, capaz de utilizar todo o seu potencial teórico e humano em desvendar os crimes. isso sim, seria uma posição de defesa da policia e dos cidadãos do Ceara. Não ficar gritando por Força Nacional.
A Força Nacional é para crimes e situações extremas. O Ceará não está em pior nem melhor condição do que todos os outros estados do Nordeste.
O problema maior é que não é o Governo que deve colocar essas medidas como prioridade e sim as pessoas, os cidadãos, os homens de bem. Justiçamento, confronto e vingança, pura e simples, como boa parte dos cearenses coloca como solução, não resolve nada, piora até!
Nós é que devemos direcionar nossas ações nesse sentido, buscar representantes que realmente tenham história e convicções, passado de luta e não acreditar em aventureiros de ocasião, que se fazem heróis repentinamente, sem história, sem passado e certamente sem futuro.
Nenhum Governo vai fazer mudanças se o povo não as quiser. Principalmente porque esse Governo que ai se encontra não representa a sociedade brasileira em sua maioria, não está comprometido com as classes mais necessitadas e nem com os problemas mais urgentes do nosso povo.
A Guarda nacional não é representante do Povo e muito menos vai direcionar seus esforços para ele, senão para manter o que ai está, para defender o Governo, o Estado. Ela não vai lhe dar segurança na periferia, fazer patrulhamento na pracinha do seu bairro ou prevenir assaltos no ponto de seu ônibus. Tolo é aquele que acredita em intervenção, seja em que nível for, seja em que instância.
Queremos mudar isso? Sejamos então agentes de mudança e não papagaios de politiqueiros, macacas de auditório de heróis de brinquedo... Usemos então, o que temos de mais legitimo e revolucionário: o conhecimento!! Somos nós que temos nas salas de aulas meninos e meninas que serão certamente os eleitores de amanhã. Em vez de lhes ensinarmos à violência, o medo, a vingança, a se armarem, as descrenças na classe política e nos caminhos da democracia; coloquemos em suas mãos as ferramentas do esclarecimento, do senso crítico, da história, e com certeza eles terão como construir caminhos mais amenos, se fazer representar com mais legitimidade. Não se deixarão enganar por discursos eloquentes, emocionados e supérfluos, que só servem para enfumaçar a realidade e confundir o povo.
Manoel Nogueira da Silva