terça-feira, 12 de abril de 2016

SERIA CÔMICO, SE TRÁGICO NÃO FOSSE!!

     




      Só posso pensar que estou sonhando. Devo ser parte de uma história de ficção, um filme ou uma peça de teatro... Com certeza sou um personagem de Sófocles, em uma de suas tragédias ainda inédita. O que acontece hoje nesse país, não pode ser real! deve ser parte dessa perfeita tragédia jamais antes imaginada, onde o absurdo mais improvável pode acontecer e acontece! 

      Numa total inversão do que seja a justiça, o ladrão é juiz e o justo réu, e, aqueles que acusam e se fazem jurados, são os que dantes assaltavam e saqueavam o erário público... Como numa maldição mitológica, esses falsos deuses irados e ofendidos em sua vã vaidade, parecem querer a mais louca das vinganças: fizeram dos homens de bem, bestas sem juízo, pois que estes defendem loucamente aqueles que lhes ferem a carne e a alma. O sagrado é o manto que veste os corruptos e fazem da fé a espada que fere e mata o inocente...

    Assisto atônito a queima de uma Joana Darc moderna, numa fogueira virtual. Fogueira essa alimentada pelo fogo fátuo de uma imprensa parcial, fundada sobre as bases de uma ditadura militar, que matou, torturou e expulsou os filhos dessa pátria.

      Outrossim, penso que deva ser a mais louca das comédias de Aristófanes, e alegro-me que assim seja, pois se for e, torço para que seja, não passará de mera peça que apenas servirá ao riso e ao deboche, alegrará meu povo, já tão sofrido e calejado: marcado a ferro e a fogo pelas mãos desses carrascos, que hoje se fazem personagens tragicômicos desse melodrama épico!!


Manoel Nogueira

Nenhum comentário: