segunda-feira, 5 de maio de 2008

Qual a aplicação da Filosofia na vida do homem comum?

“A filosofia é fruto da capacidade do homem de se “admirar” com as coisas.”

(Platão)



De que me serve ler Platão(1) ou Nietzsche(2)? Em que os filósofos podem me ajudar? Ou melhorar a minha vida, no meu dia-a-dia? Para que serve essa tal filosofia? Me deparo sempre com essas perguntas quando falo de filosofia para amigos, colegas de trabalho, pessoas nas ruas, nos bares, nos clubes, que vivem normalmente, absortos em suas vidas, seus afazeres...são absolutamente normais, vivem sob as mesmas regras e as mesmas leis, são pessoas boas, capazes, trabalhadores, cumpridoras de seus deveres, fazem sempre as mesmas coisas, sem se perguntarem por que? Mas, e daí? Que importa se eles perguntam ou não o por que? Sabemos que a vida é isso: nascer, crescer, viver, construir uma família, educar seus filhos, essas coisas que todos sabemos e fazemos automaticamente, sem precisar saber o porquê, pois não precisamos saber disso, elas simplesmente são, é assim que deve ser. Assim era que meus pais faziam e, antes deles, os meus avós e...!

Bem, não lhes parece estranho essa visão? Não existe nada de errado com esse quadro que acabei de descrever? Certamente essas pessoas comuns, que vivem suas vidas sem maiores questões, seguramente me diriam que não, e que é uma bela descrição de uma vida saudável, tranqüila e pacata...

Errado! Isso é o que chamamos de modelo social... Essa é a descrição da sociedade sob o ideal político do sistema em que vivemos. Ela não é real! Ela não existe!
Como? Que absurdo é esse? Como minha vida não existe? Você esta ficando louco?

É nesse ponto, nesse momento que entra a Filosofia, ela pode lhe explicar porque você vive uma ilusão... Ela é a chave para abrir as portas da realidade e iluminar as sombras em que vive o homem comum... É através destas perguntas, o espanto causado pela minha afirmação que a Filosofia começa a entrar e fazer parte da vida, do dia-a-dia, pois é a filosofia a capacidade que o homem tem de “surpreender-se” essa é a palavra mais próxima da tradução do grego, porém esse surpreender-se não é ficar surpreso é quase como perguntar, ficar curioso, são essas três ações juntas(espantar-se, surpreender-se e questionar) que dão vida a filosofia.
Vamos então responder as perguntas geradas por minha afirmação que a realidade descrita não existe:

Veja bem, não é que ela “não exista” ou o homem comum “não exista”, e “não faça” essas coisas como descrevi, muito pelo contrário, ele vive essa realidade e acredita nela como a única que ele pode ter, pois é a única que ele conhece. Bem, ela não existe porque não é a vontade desse homem comum e nem foi ele que a formulou, ele apenas seguiu um modelo pré-estabelecido, que atende aos interesses dos detentores do poder, ou seja, os governantes e seus beneficiários. A realidade que ele vive é uma imposição que lhe chega em forma de ideologia.
Mas então onde está a verdadeira realidade? Perguntar-me-ia o homem comum, e eu lhe responderia ela está dentro de você... Só você pode ver essa realidade, pois ela é o seu desejo, você formula a sua realidade, é o seu pensar, refletir sobre o meio e o mundo em que você vive filosofar sobre sua relação com o mundo, esse exercício de reflexão, esse processo de investigação da realidade é que vai mostrar-lhe o verdadeiro teor da realidade...

Caro leitor, depois dessa pequena explanação sobre a realidade, seria possível ao homem comum, olhar novamente para a sua vida e vê-la absolutamente normal? Achar que tudo está perfeitamente em ordem e todas as suas ações são suas escolhas conscientes? Acredito que não...
Amigos isto é a ação da filosofia, não pensem que filosofia se resume a Livros grossos e empoeirados escritos por senhores sisudos e de cabelos desgrenhados, que viviam isolados em cabanas ou trancados em bibliotecas bolorentas... Pensando... Pensando... A filosofia é o instrumento de investigação que leva o homem a se conhecer e a conhecer o mundo que lhe cerca, a vislumbrar os verdadeiros contornos de sua existência. Não é preciso se embrenhar em leituras e mais leituras de milhares de filósofos e filosofias, afinal, a filosofia é questionamento, é espanto, é surpreender-se, portanto tudo que já foi dito, já foi dito está escrito, pode ser visto e revisto... Filosofia tem que ser algo novo, instrumento de sua própria descoberta do mundo, os livros e os pensadores são apenas as bases, o conhecimento acumulado pela humanidade... Resumindo a filosofia age como uma lente para a visão defeituosa, ela ajusta a realidade e lhe mostra com nitidez as coisas e as ações que implicam em sua vida cotidiana, a filosofia abre seus horizontes, ilumina sua vida com a percepção consciente dos seus atos e causas.

Existem umas palavras que costumo chamar de mágicas... Não! Não são aquelas que mamãe e papai nos ensinaram, “muito obrigado”, “por favor” e “com licença”, não! Absolutamente. As palavras mágicas da filosofia são: “por que?” “como?” “onde” e “o que?”...Essas sim, são mágicas pois nos levam a todos os lugares, se não abrem as portas e nem nos propiciam sorrisos de aprovação, nos levam a fabricar chaves, construir escadas, caminhos, descobrir, conhecer...existir. Enfim, ter plena consciência de nós e do que nos rodeia, sem precisar de intermediários, de tutores ou favores. Assumindo as rédeas de nossa existência e as vantagens e desvantagens que ela nos confia...passando a viver numa realidade e não numa ilusão fabricada, imposta e nos servida sem a nossa participação em sua construção.
Bom, essa é a função e a aplicação da Filosofia no dia-a-dia do homem comum... É mostrar-lhe a sua realidade.

Espero em outras oportunidades detalhar mais e mostrar toda a abrangência e importância da filosofia para a formação e consciência do cidadão. Até breve!!


Notas:

( PPlatão, (Filósofo grego)427 AC, Atenas 347 AC, Atenas Um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica, envolvida com políticos. Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platos" significa largueza). A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências às competições esportivas. Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Em 387 AC, funda em Atenas uma escola chamada Academia, com uma exigência, escrita na fachada: "Que aqui não entre quem não for geômetra". Em pouco tempo, esta escola tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros. A sua obra conta com 28 diálogos (alguns historiadores dizem que foram 30) basicamente centrados em Sócrates, onde procura definir noções como a mentira (Hípias menor), o dever (Críton), a natureza humana (Alcibíades), a sabedoria (Cármides), a coragem (Laques), a amizade (Lísis), a piedade (Eutífron) e a retórica (Górgias, Protágoras). A forma dos escritos platônicos é o diálogo, transição espontânea entre o ensinamento oral e fragmentário de Sócrates e o método estritamente didático de Aristóteles. No fundador da Academia, o mito e a poesia confundem-se muitas vezes com os elementos puramente racionais do sistema. A atividade literária do filósofo grego compreende mais de cinqüenta anos da sua vida: desde a morte de Sócrates até a sua morte.

( NNietzsche, Friedrich Nietzsche nasceu em 1844 na Alemanha numa cidade conhecida por Röcken. A sua família era luterana e o seu destino era ser pastor como seu pai. Nietzsche perde a fé durante a adolescência, e os estudos de filologia combatem com o que aprendeu sobre teológia: Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a sua vocação filosófica cresce. Foi um aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, e aos 25 anos é nomeado professor de Filologia na universidade de Basiléia.
Durante dez anos desenvolveu a sua filosófia em contacto com pensamento grego antigo. Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar de ser professor. Sua voz ficou inaudível. Começou uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza, Gênova, Turim, Nice, Sils-Maria...) :Em 1882, começa a escrever o Assim Falou Zaratustra. Nietzsche não cessa de escrever com um ritmo crescente. Este período termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que, durou até à sua morte, coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã.
Estudos recentes atribuem a sua morte um cancro do cérebro, que eventualmente pode ter origem sifilítica. Sua irmã falseou seus escritos após a sua morte para apoiar uma causa anti-semita. Falácia, tendo em vista a repulsa de Nietzsche ao anti-semitismo em seus escritos. O sucesso de Nietzsche, entretanto, sobreveio quando um professor dinamarquês leu a sua obra Assim Falou Zaratustra e, por conseguinte, tratou de difundi-la, em 1888. Muitos estudiosos da época tentaram localizar os momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ou sob efeito de drogas (Nietzsche estudou biologia e tentava descobrir sua própria maneira de minimizar os efeitos da sua doença).


Nenhum comentário: