terça-feira, 29 de março de 2011

RETALHOS DA MEMÓRIA II







Dia de apanhar caju..

            Que beleza! Deitado na rede eu exclamo! Amanhã é dia de apanhar caju...! Adormeço com o doce desejo e o gosto da fruta.

           São 4 horas da manhã, vovó me acorda e me agasalha com um casaco doado pelos EUA... Ainda está escuro, as estrelas brilham e piscam sob meu olhar de sono e frio...

           Logo vêm Maria e Cilinha, Matilde, Neguinho e Francinete, na porteira nos acompanham ,Dimar e Dimilson... Já levanta a barra o sol, e já não é de sono meu olhar, ele agora é de brincar, pular e correr...
           
          Já somos muitos, as mulheres e as crianças (Os homens e os moços foram a pesca)! 
- Olha a “rodagem”! 
- Cuidado! 
- Espera! 
- Olha o Caminhão!!!
         
        Chegamos a Quinta de Guilherme, o portão aberto, o “Mouco”(como era conhecido Guilherme), sentado na sua cadeira de balanço, pitando seu cachimbo de barro, acena e nos sorri...
    
        Lá vamos nós por entre a infinidade de cajueiros, o chão se faz multicolorido pelos frutos caídos...Fazemos a festa, chupamos cajus como pequenos leitões famintos e felizes, chafurdando na lama colorida, as barrigas cheias de nódoas do vinho doce que escorre pelos cantos das bocas... 

         Dias que não me canso de lembrar!

Manoel N Silva

Nenhum comentário: