segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FRAGMENTOS MENTAIS



O Homem:

Solitário;
Egoísta;
Individualista.

Sobrevive colocando em prática os instintos acionados por esses sentimentos:

Medo;
Raiva;
prazer;
desejo.

E satisfazendo essas necessidades básicas:

comer;
beber;
respirar.

Tudo o mais que o homem faz é derivado dessa base.

Sei lá! Eu acho que sou de outro mundo. Creio que nem humano eu sou, as coisas me parecem tão claras:

A vida é fruto de uma acaso, um erro. Não somos nada! Ou melhor, somos tudo com que contamos! Porque a maioria das pessoas se ilude em procurar um sentido fora deles? Um Deus, uma energia? Porque não se convencem de que nada disso existe e vivem construindo, da melhor maneira, esse mundo, essa realidade? Porque sonhar-se especial? Somos todos iguais, carbono, "filhos do carbono" e não de deuses... Vivamos e respeitemo-nos como parelhos e equivalentes... Sei não, ou sou completamente burro, ou sou inteligente demais para conseguir enxergar divindades e sentidos além da própria existência casual!

O homem não consegue comunicar-se com o outro homem plenamente, essa solidão é existencial e não social, o individualismo é natural ao homem, isso é bom, deixa-o apto a viver e se defender, mas não confundamos com o egocentrismo que a sociedade de consumo construiu para sobrevivência do capitalismo liberal.

O homem é egoísta sim, que mal há nisso? Ele apenas atende aos seus instintos naturais, a sociedade foi criada para satisfazer as necessidades individuais... Desde o inicio das mais primitivas sociedades o homem sempre tentou dominar o outro para satisfazer suas necessidades. É tanto que democracia (conjunto de regras que mantém a grande maioria das sociedades atuais) é um termo novo comparado a origem do homem... O homem é egoísta sim e fora dessa característica ele se anula, torna-se servo de outro. É essa perda da individualidade que torna homens escravos de outros homens!

Não confundamos egoísta e egocêntrico. Egocêntrico é um modelo forjado para atender uma necessidade crescente do sistema capitalista, e diferentemente do que parece, ele é um modelo coletivista, ele apenas simula um exacerbado individualismo, quando na verdade ele visa equiparação, pois que é um modelo a ser seguido, um protótipo que visa apenas aumentar o consumo, assim sendo quanto maior for a sua aceitação como padrão, maior será o consumo dom que ele se destina a vender.

Ateus e agnósticos vivem sob a moral cristã... Essa condição (ateu ou agnóstico) é uma tentativa de sair desse padrão moral hipócrita que é a moral cristã, porque tapar o sol com a peneira e taxar a moral cristã de algo bom ou certo? Ela é apenas uma convenção também, que não satisfaz nem a você e nem a ninguém, somente aos interesses corporativos das instituições religiosas e estatais... Não confundamos a fé com moral e nem fé com crença. A crença é uma necessidade no dia a dia do ser humano, pois é passível de racionalidade, enquanto a fé é impossível de racionalizar... Ela existe em quem tem e isso eu não posso contestar, apenas respeitar!

Somos todos ermitões, ninguém conhece a você... Só você se compreende e se aceita com todos os seus desejos e vontades... Não se iluda a sociedade pouco se lixa para você e você pouco se lixa para ela. Na realidade, pertencemos apenas a nós mesmos e aos nossos critérios, fora deles todos são banidos... Isso nos faz solitários ermitões, nós só convivemos porque precisamos produzir as condições para sobreviver... A felicidade só se dá a nível individual! Ninguém pode ser feliz por outro!

A felicidade é essencialmente individual! Mesmo a felicidade que sentimos com a felicidade dos outros é uma sensação apenas nossa, impossível de compartilhamento...

Não vejo a ação social como fim no ser humano, e toda a sua formação contextual é apenas para uma realização individual. Ele na realidade participa para se isolar, se colocar a frente de todos. Ele quer o melhor lugar. A relação de convivência social é apenas de sobrevivência e não de realização, se fosse todos os sistemas socialistas teriam tido êxito, todos os sistemas que coletivizassem teriam sido aceitos e desenvolvidos maravilhosamente, vejo que a história nega a associação como fim, o indivíduo é o fim!

A sociedade é uma necessidade de sobrevivência, e não uma necessidade afetiva!

Eu nego a solidariedade como forma de relacionamento, entendam que coloco o ermitão não como sinônimo de isolado, mais o ermitão sinônimo de solitário em sua realização. O ser humano só se realiza sozinho e isso não quer dizer que não exista gente ao seu redor... É reconhecendo essa individualidade que seremos capazes de compreender a vida e a humanidade. Só tendo pleno conhecimento do quanto egoísta é o homem, poderemos nos relacionar justamente, criar uma relação de respeito, apenas de trocas e sem denominações, sejam de ordem moral, ideológicas ou políticas!

As palavras que nunca foram ditas são aquelas que ainda não foram inventadas...
Quanto ao comportamento programado, podemos nos desprogramar, sair desta formatação social, ir além disso e encontrar-se despido de características adquiridas, ser só o homem, o animal racional que pode construir seu próprio programa.

O homem precisa deixar de ser produto social e passar a ser produtor da sociedade. Fazer a sociedade funcionar para satisfazer as necessidades do individuo e não o individuo satisfazer as necessidades da sociedade.

A solidão da existência nos completa e preenche o vazio de sentido que a fé insiste em buscar. Só na certeza de que somos sozinhos é possível ser feliz. A dor e a tristeza são produtos do desejo de sentido. Findo o desejo de eternidade, findo o sofrimento e a felicidade se apresenta em forma de amor ao passageiro, de valorização da vida e compreensão da morte!

Os princípios básicos do pensamento religioso, oriental e ocidental, nos dizem claramente o que somos: nada.

Os cristão dizem que do pó viemos e ao pó retornaremos... Os orientais dizem que somos parte do todo... É exatamente isso mesmo! Não somos nada, não há sentido na vida. Foi a partir dessa constatação que a fé se manifestou para preencher de sentido o que não faz e nem tem sentido nenhum: A Vida.

Quem dera a minha loucura fosse real!!!!

Criança a outra face eu não dou nem para beijar...!!!!

Quem senta no fundo do poço para olhar o céu é retardado!!!!

Só existimos aqui e só temos essa vida... Se a estragamos é por nossa culpa, que ficamos procurando fora de nós a significação da nossa existência precisamos nos conscientizar do acaso que é a nossa vida parca e vil, insignificante..!

Somos nada mais que animais.... Não se iluda, deus não existe e você não é um projeto divino..Você não vai cantar ao som de harpas no céu não, você vai é apodrecer lentamente até que seu corpo não resista mais a organizar e efetuar os processos necessários a sua existência...


Manoel N Silva

Nenhum comentário: