sábado, 18 de maio de 2019

E O FAMIGERADO TEXTO...




                


          Jair Bolsonaro orquestra mais uma farsa populista, aciona a rede zap zap para compartilhar texto alarmante e agourento, numa clara tentativa de angariar defensores e apoiadores, principalmente entre os de extrema direita e olavistas. Isso certamente será um tiro no pé, os militares já estão de saco cheio com Olavo de Carvalho e as sandices de seus seguidores. Durante a campanha já foi difícil segurar aliados em virtude das loucuras e bobagens que esse pessoal da extrema direita costuma reivindicar, entre elas, a volta da ditadura militar...
No Congresso Nacional, que foi colocado em cheque, no texto, certamente haverá resistência e consequentemente dificuldades para aprovar suas emendas e medidas. Bolsonaro ingenuamente acredita que política se faz com chantagem emocional e frases de efeito e que os políticos, empresários e a sociedade organizada, podem ser enganados e manipulados, como o são seus fieis eleitores e seus delirantes seguidores.
Jair Bolsonaro não compreende que, na presidência, não são arroubos e gritos, acusações e ironias que o manterão lá, e sim ações firmes, medidas que tenham efeito real... Passar mais de vinte anos como deputado à custa dessa estratégia barata, até que é compreensível, mas, felizmente para o Brasil, cargos executivos exigem ações concretas e não pirotecnia, que é a especialidade desse fanfarrão.
Os primeiros efeitos negativos já se fizeram claros nessa segunda-feira, com repercussões negativas e menções a impeachment e renúncia. Comparações com Jânio Quadros e alusões a fragilidade, a falta de pulso do Presidente. Bolsonaro certamente esperava que o texto repercutisse a seu favor, colocando-o como um paladino contra o sistema, um defensor resistente aos “maus” hábitos da velha política... Ledo engano, na realidade, a família enrolada com milicianos e os negócios do número 1 sob a mira do MP, deixam a grande maioria da população indignada e boa parte dos seus eleitores, envergonhados, cabisbaixos e sem ação.
Posso estar enganado, mas a imagem já tão decantada desse mito de barro, corroído pelos erros com a educação e os micos no exterior, entra em fase terminal...

Manoel N Silva

Nenhum comentário: