sábado, 21 de março de 2020

Covid-19 e o Mito dos idiotas.



Muito já foi dito e desdito da pandemia que assola o mundo em plena era da comunicação. Um mundo maravilhoso onde não há mais pessoas isoladas, onde a informação é imediata e chega em qualquer recanto do planeta.

Não vou perder-me em redundâncias e aqui repetir os perigos e as catastróficas consequências que nos trouxe, traz e trará, esse minúsculo indivíduo, fruto de mutações e adaptações, na sua desesperada luta pela sobrevivência.

Um ser sem maldade, sem segundas intenções e que só age em função da sua sobrevivência, do seu procriar e da continuidade da sua espécie. Não se dá conta do rastro de morte e destruição que deixa pelo caminho. Apenas segue, driblando os fármacos e anticorpos, numa corrida sem outro fim ou projeto, senão sobreviver!

Ele se transformou na China e se espalhou pelo mundo, da Ásia a Europa, dos confins da África as selvas tropicais da América do Sul.

O tempo é curto para ele, por isso aprendeu a se multiplicar rapidamente e ficou mais resistente, imune aos medicamentos, menos letal, é verdade, no entanto, bem mais dinâmico na transmissibilidade atingindo assim um número bem maior de indivíduos em curto espaço de tempo! Tal habilidade o torna mais eficiente e capaz de matar quantitativamente muito mais indivíduos.

Mas esse ser, apesar de toda letalidade e terror que nos causa, não tem intencionalidade e nem consciência de seus atos. Mata, mas não porque deseja matar ou porque satisfaça um prazer pessoal. Mata porque precisa sobreviver!
Autoridades de todo o mundo compreendem essa condição e respeitam a natureza desse ser. Sabem que precisam combatê-lo e exterminá-lo o mais rápido e eficientemente. Não o subestimam, compreendem que o apelo natural que nos move, também a ele move, a sobrevivência de um é a morte do outro. Não é um mal programado, é uma luta pela sobrevivência. Essas autoridades, líderes de suas Nações, se colocam firmemente em suas ações e discursos, em prol do combate a esse ser. Cada um dos líderes desses países teve a serenidade de se colocar na defensiva, cientes do perigo que enfrentamos, sem substimá-lo. Sem rompantes e sem quixotismos. E a humanidade agradece a esses líderes e neles confia para fazerem o possível e o impossível para vencerem a luta contra o Covid-19...

Entretanto, em uma republiqueta de bananas, ao sul do Equador, onde um bando de idiotas liderados por um mito de barro, coberto de arrogância e mediocridade, preconceitos e ignorância, vai na contramão do resto do mundo. Neste país, seu líder não compreendeu a gravidade da situação e brinca de governar, dando bananas para o Covid-19. Não respeita os protocolos que as organizações mundiais de saúde, e sua própria equipe, definiram para conter a disseminação do vírus, sai às ruas e estimula acúmulo de pessoas em protestos contra as instituições e os poderes constituídos, em clara afronta aos preceitos constitucionais, a justiça e ao legislativo. Age como uma criança, fala como um demente e governa como um bodegueiro de esquina!

O Covid-19, pelo menos, tem a seu favor, ser um animal sem racionalidade, um indivíduo isento de qualquer intenção ou maldade, já o Mito dos Idiotas...

MNS

Nenhum comentário: